BLOG DA CORINA

Como a corrida te deixa mais forte psicologicamente

Corina Godoy
Corina Godoy
Esporte e Qualidade de Vida
01 Fev 2024
Esse esporte traz benefícios que vão além do aspecto físico. Autoconhecimento, resiliência, humildade e competitividade. Qualidades para todas as esferas da vida, como nos Negócios!
Como a corrida te deixa mais forte psicologicamente

De fato, além do benefício físico, a corrida ajuda uma pessoa a ficar mais forte psicologicamente. Aliás, o esporte tem a capacidade de ensinar muito às pessoas e reproduzir situações semelhantes às do cotidiano. É comum constatar que a corrida se converte rapidamente em uma poderosa ferramenta de autoconhecimento.

Talvez isso explique a enorme popularidade da modalidade em todos os cantos do planeta. A cada quilômetro nos treinos e provas, a corrida pode nos dar uma série de lições. Listamos quatro fatores da corrida que contribuem para que ela seja também uma aliada da sua mente.


Como a corrida ajuda uma pessoa a ficar mais forte psicologicamente


1) Terapia sem custos

“A corrida gera autoconhecimento. É um esporte sem intervalos em que a pessoa fica sozinha e está pensando o tempo todo. E tem sido cada vez mais raro entrar em contato consigo mesmo na sociedade atual”, explica a psicóloga do esporte Julia Amato.


2) Desenvolve resiliência

As dores são obstáculos comuns para quem vive a corrida há algum tempo. Transportar essa resiliência (a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e resistir à pressão de situações adversas) para outros campos da vida pode te levar mais longe na profissão, por exemplo.


3) A importância de dosar a competitividade

“A competitividade é sadia quando a pessoa direciona isso para a dedicação nos treinos, a alimentação regrada e as atividades complementares, como a musculação, por exemplo. A partir do momento em que ela vai competir com o outro, se essa competitividade estiver fora da linha, pode surgir um overtraining”, analisa Amato.


4) Lições de humildade

Os tombos na corrida devem ser encarados como verdadeiras lições de humildade, sinais de alerta para a transformação de nosso comportamento no esporte – e, por que não, na vida. Lidar com a frustração e usar as experiências negativas para acertar no futuro é uma das heranças da modalidade.

Gostou de conhecer mais sobre esse esporte? Agora é só apertar os cadarços e começar a correr! Aproveite e visite a página da Pink Cheeks, a marca de cosméticos de alta performance que é sua parceira nos esportes.


Fonte: Ativo.com

Receba minhas
novidades em sua
caixa de mensagem!