BLOG DA CORINA
Tendências para o setor de beleza em 2024
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil ocupa a 2ª posição entre os países que mais lançam produtos na área e está em 4º lugar entre os países que mais consomem produtos de beleza no mundo. Segundo um relatório especial da McKinsey, a previsão é que o setor atinja o faturamento de U$ 580 bilhões até 2027.
Separamos algumas oportunidades e tendências do mercado da beleza para ficar de olho em 2024.
Vendas do mercado brasileiro
Segundo a Statista, a venda de produtos de higiene pessoal e cosméticos no Brasil alcançou R$ 124,5 bilhões em 2021 e pode ultrapassar os R$ 130 bilhões em 2026. Nesse cenário destacam-se fragrâncias, produtos masculinos, desodorantes, cuidados com o cabelo, produtos infantis, proteção solar, maquiagem, produtos para banho, cuidados com a pele e produtos depilatórios.
Mercado masculino: produtos e serviços para o público masculino observam um interesse cada vez maior. Os consumidores estão mais abertos a experimentar esses itens. Como resultado, o Brasil é hoje o segundo maior mercado de produtos de beleza para homens, segundo a Abihpec.
Mudanças comportamentais do consumidor
- Belez-IA: a tendência “belez-IA” ou beaut-AI (em inglês) indica que as marcas de beleza podem usar informações fornecidas pelos próprios clientes, como feedbacks nas redes sociais, para identificar lacunas e criar produtos inovadores e adaptados às necessidades específicas dos consumidores.
- Simplicidade sofisticada: a tendência emergente de “simplicidade sofisticada” mostra a preocupação dos consumidores com a qualidade dos ingredientes, a eficácia comprovada dos produtos e a segurança trazida pela simplicidade.
Em outras palavras, há uma priorização pela funcionalidade em detrimento de embalagens extravagantes ou campanhas de marketing glamourizadas. Os consumidores estão dispostos a pagar valores maiores em produtos com resultados possíveis e visíveis, em vez de favorecer aspectos mais superficiais, como marcas com celebridades embaixadoras.
Para se destacar entre esse público-alvo, o foco do empreendimento deve ser na inovação e na qualidade no desenvolvimento de produtos.
Produtos e serviços em evidência
- Skincare;
- Unhas: novos designs, cores e brilhos;
- Cabelos rebeldes e naturais;
- Produtos e serviços por assinatura;
- Comodidade da tecnologia: agendamentos e atendimento por aplicativos.
Sustentabilidade, bem-estar e nichos
Sustentabilidade, propósito das empresas, a própria saúde e bem-estar estão entre as maiores preocupações dos consumidores. Além disso, nichos de consumo buscam produtos que atendam suas necessidades específicas e demandam soluções que atendam os seguintes critérios:
- Saúde primeiro: beleza e saúde estão cada vez mais unidas e com foco no bem-estar. Após mais de dois anos de pandemia, esse comportamento deve se fortalecer;
- Propósito e transparência: consumidores buscam se identificar com os reais valores das marcas que consomem. Ter claro seu objetivo, seus ideais e propósitos é algo que pode convencer o consumidor a optar por seu produto ou serviço;
- Beleza natural e empoderamento: pessoas reais e belezas naturais estão com tudo. A busca por um ideal de beleza universal foi trocada pela busca da aparência que satisfaça seus próprios padrões com simplicidade e bem-estar.
Fonte: Sebrae
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