BLOG DA CORINA
Ingredientes nos cosméticos
A importância de ler os rótulos
Você já parou para ler os ingredientes dos produtos de beleza que usa? Nos habituamos tanto e damos muita importância (com toda razão!) a ler os rótulos dos alimentos, mas porque com os cosméticos não fazemos o mesmo?
Da mesma forma que determinadas substâncias fazem mal a nossa saúde quando ingeridas, também podem nos prejudicar quando usadas na nossa pele, já que são absorvidas no nosso corpo e muitas tem efeito cumulativo no organismo.
Então que tal conhecer um pouquinho mais sobre alguns desses ingredientes para poder evitá-los em sua próxima compra de cosméticos? Hoje em dia já temos inúmeras opções de produtos que não usam tais substâncias!
Nos rótulos dos cosméticos, assim como nos dos alimentos os primeiros ingredientes citados são os que se apresentam em maior quantidade naquele produto, por isso nesses devemos ter mais atenção! Para nos ajudar, existe um sistema internacional de nomenclatura de cosméticos que é adotado pelo mundo inteiro a fim de padronizar os nomes das substâncias químicas utilizadas na rotulagem de produtos cosméticos, esse sistema é o INCI.
Por existirem inúmeros ingredientes utilizados como componentes de cosméticos e muitos com mais de um nome comercial, o INCI permite classificar de forma específica e simples a composição dos ingredientes no rótulo dos produtos cosméticos.
Aqui vamos falar de algumas substâncias que são mais encontradas atualmente nos cosméticos:
PEGS
São substâncias químicas derivadas do petróleo, amplamente usadas nos cosméticos por terem um baixo custo e proporcionarem de forma eficaz algumas características como manter a textura do produto. Pode causar alergias, irritações e alguns tipos de PEG apresentam potencial cancerígeno.
Parabenos
São conservantes usados em vários cosméticos com a função de evitar o aparecimento de fungos e bactérias. Ultimamente vários estudos mostram que os parabenos são disruptores endócrinos podendo estar associados a alguns tipos de câncer e alterações hormonais.
Ftalatos
São usados para dar o aspecto brilhante e cremoso nos cosméticos. Seu uso contínuo pode estar associado a alterações hormonais e reprodutivas e diabetes gestacional.
Cloreto de Alumínio
Principal ingrediente dos desodorantes antitranspirantes. É uma substância secante, dessa forma, além de impedir o suor ela dificulta a eliminação de outros ingredientes tóxicos contidos nos antitranspirantes convencionais, gerando um acúmulo dessas substâncias no organismo. Vale ressaltar que transpirar é um processo natural e necessário ao nosso corpo, serve para regular a nossa temperatura e eliminar toxinas. Em alguns estudos foram encontrados alumínio acumulado na região mamária de algumas mulheres que utilizavam cosméticos com esse metal em suas fórmulas, que muito provavelmente foi absorvido pela pele da axila.
Fonte: Medium
Quer conhecer marcas conscientes, que pensam no meio ambiente e na qualidade de seus ingredientes? Conheça mais sobre meu trabalho me acompanhando nas redes sociais!